Para boa parte dos brasileiros, a primeira imagem que vem à cabeça quando se fala em Serra Gaúcha é a do Lago Negro ou das construções em estilo enxaimel, característica da colonização germânica de Gramado e Canela. Mas existe um outro lado, que não fica para trás quando o assunto é charme, boa gastronomia e atividades turísticas: é o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, famoso por suas vinícolas, casas de massa e outros (saborosos) legados deixados pelos imigrantes italianos.
O que é o Vale dos Vinhedos?
O Vale dos Vinhedos é uma região do Rio Grande do Sul famosa pela produção de vinhos e espumantes. Ela compreende uma rota rural que abrange três municípios gaúchos: Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves, que é o maior deles e também em cujo território se encontra a maior parte do roteiro turístico.
Um passeio pelo Vale dos Vinhedos inclui paisagens altamente fotografáveis e uma imersão à cultura dos imigrantes italianos, representada pela hospitalidade nos serviços oferecidos, pela gastronomia farta e, claro, pelas dezenas de vinícolas de todos os portes – desde cantinas a grandes empresas de conhecidas internacionalmente.
O Vale dos Vinhedos foi a primeira região produtora a receber a “Denominação de Origem” para vinhos no Brasil. Isso dá um valor ainda mais especial: certifica que as condições geográficas do Vale dos Vinhedos garantem aos vinhos qualidades únicas, específicas da região. Uma taça cheia para os amantes dos vinhos, não?
O que fazer no Vale dos Vinhedos ?
Um dia ideal na região começa com um café da manhã bem reforçado – porque em breve, para os que gostam, será hora de provar alguns bons goles de vinho. Portanto, nada de estômago vazio – o risco de “queimar a largada” é grande.
Se a ideia for passear sem compromisso, pegue a estrada em direção ao Vale dos Vinhedos (se você já não estiver hospedado por lá) e vá parando nas vinícolas, restaurantes e lojas de produtos locais que mais lhe agradarem.
VENHA CONOSCO CONHECER A BELEZA DO VALE DOS VINHEDOS